Já fez LIKE no TVI Notícias?

França: 30 mil manifestam-se nas ruas

Relacionados

Milhares de estudantes manifestaram-se contra a reforma do estatuto de professores-investigadores, defendida por Sarkozy

Dezenas de milhar de estudantes manifestaram-se esta quinta-feira, em França, contra a reforma do estatuto de professores-investigadores, que transfere para as universidades a gestão da carreira do pessoal, e que é empenhadamente defendida pelo governo de Nicolas Sarkozy, escreve a Lusa.

Ao quarto dia de mobilização, entre 30 a 53 mil pessoas aderiram à manifestação, segundo fontes citadas pela agência de notícias francesa «AFP».

PUB

A ministra francessa do Ensino Superior, Valérie Pécresse, introduziu sexta-feira duas modificações ao projecto do Governo, mas terça-feira excluiu retirá-las, afirmando que «seria um recuo» para todos os professores-investigadores.

O projecto de modificação do estatuto de professores-investigadores defendido pelo presidente Nicolas Sarkozy transfere para as universidades a gestão da carreira do pessoal, previsto numa lei de autonomia das universidades de 2007.

Os contestatários consideram que o seu estatuto corre assim o risco de perder o carácter nacional. Temem, em particular, a arbitrariedade dos presidentes de faculdades, uma perda da independência e a imposição de horas de ensino suplementares.

PUB

Relacionados

Últimas