Já fez LIKE no TVI Notícias?

Voltou o gás pimenta e a violência às ruas de Hong Kong

Manifestação pró-democracia resultou em 40 detenções. Polícia alega que não teve alternativa em usar gás e cassetetes

Os ânimos voltaram a exaltar-se em Hong Kong, entre polícia e manifestantes pró-democracia que mantinham esta manhã vários pontos de tensão e confronto, numa das mais violentas consequências desde o início dos protestos. As autoridades carregaram sobre os manifestantes, que quiseram bloquear a entrada do complexo governamental de Tamar, em Admiralty.

A polícia alega que «não teve outra hipótese» senão recorrer à força, com a ajuda de outros recursos: «Numa situação em que não teve alternativa, a polícia usou o mínimo de força, lançando água, gás pimenta (...) e [recorreu ao uso de] cassetetes», disse o superintendente Fred Tsui Wai-hung, citado pela Lusa.

PUB

Os confrontos desta noite em Admiralty, junto à sede do governo, são apontados como os mais graves registados desde 28 de setembro no local epicentro dos protestos pró-democracia.

Foram detidas, pelo menos, 40 pessoas, na zona de Admiralty. Quatro polícias ficaram feridos, incluindo um com um dedo partido, segundo a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

A polícia, com equipamento antimotim, atuou para afastar os manifestantes da rua Lung Wo, nas imediações do gabinete do líder do Governo, depois destes terem ocupado uma estrada ao longo da noite.

 

PUB

Últimas