Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um milhar de pássaros vítimas da maré negra

Relacionados

Origem do petróleo, em algumas praias de ilhas alemãs no Mar do Norte, ainda não foi identificada

Mais de um milhar de pássaros foi vítima de uma maré negra de origem ainda desconhecido nas praias de certas ilhas alemãs no Mar do Norte, anunciaram esta terça-feira as autoridades regionais, escreve a Lusa.

A origem do petróleo ainda não foi identificada, mas a análise de extractos da mancha deverá permitir determinar a sua proveniência, precisou um porta-voz do Departamento regional de protecção da costa (LKN) do Schleswig-Holtein (norte). Os primeiros vestígios de petróleo foram vistos domingo.

PUB

Cerca de dois terços das aves afectadas foram encontradas na ilha de Amrum, o restante na ilha de Fohr, ambas do arquipélago das ilhas Frisias do sul, não muito longe da fronteira dinamarquesa, segundo a mesma fonte.

Uma centena de pássaros, uma espécie de pato mergulhador, está já morta quando as equipas de socorro chegaram, os restantes foram recolhidos e transportados para centros de cuidados especializados, explicou o porta-voz.

Segundo a organização de protecção do ambiente WWF, as aves cobertas de petróleo têm muito poucas hipóteses de sobreviver.

A WWF pensa que a mancha é o resultado «provavelmente da limpeza ilegal de tanques (de petroleiros) em alto mar», disse um porta-voz.

A última maré negra na região foi em Fevereiro de 2004, quando 1.500 pássaros morreram após duas embarcações não identificadas terem despejado resíduos de combustíveis no Mar do Norte.

PUB

Relacionados

Últimas