Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA condenam Israel por causa de expansão de colonatos

Casa Branca diz que planos israelitas são «inconsistentes» com empenho no processo de paz

O governo dos EUA criticou duramente o plano de Israel para a expansão dos colonatos na região da Cisjordânia, anunciado pelo primeiro-ministro do Estado Judaico, Benjamin Netanyahu. A Casa Branca descreveu esta decisão como inconsistente com o compromisso com a paz com os palestinianos.

«Como o presidente [Barack Obama] já disse, os Estados Unidos não aceitam a legitimidade da continuação da expansão dos colonatos e apela a que pare», disse o porta-voz da casa Branca Robert Gibbs esta tarde.

PUB

«Estamos a trabalhar para criar um ambiente no qual as negociações possam acontecer, e estas decisões tornam mais difícil criar esse clima», acrescentou Gibbs.

O porta-voz vincou que os EUA «lamentam os planos de Israel para aprovar a construção de novos colonatos», considerando que esta é uma «actividade inconsistente com o compromisso israelita de um plano de paz duradouro».

O represente norte-americano recordou o empenho da administração de Barack Obama na persecução de uma solução para o conflito no Médio Oriente que passe pela existência de dois estados que possam conviver lado a lado e de forma pacífica na região.

«Estamos a trabalhar com todas partes - israelitas, palestinianos e estados árabes - sobre os passos que devem ser dados para alcançar esse objectivo», apontou Gibbs.

PUB

Últimas