Já fez LIKE no TVI Notícias?

Milhares de refugiados sofrem com vaga de frio na Europa

Assinala-se este domingo o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, numa altura em que a vaga de frio na Europa está a ser dramática para estas pessoas. As Nações Unidas já lançaram o alerta: dizem que há refugiados a morrer de frio

Assinala-se este domingo o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, numa altura em que a vaga de frio na Europa está a ser dramática para os migrantes e refugiados que se encontram em vários países europeus. As Nações Unidas já lançaram o alerta: dizem que há refugiados a morrer de frio.

As temperaturas muito baixas, o vento forte e os nevões aliados às condições deficientes das instalações dos campos estão a afetar profundamente os migrantes e refugiados que se encontram na Europa.

PUB

Na Sérvia, os refugiados tentam sobreviver às temperaturas que rondam os 20 graus negativos. Na capital, Belgrado, cerca de mil pessoas oriundas do Afeganistão e da Síria dormem sobre camadas de neve.

Já na Grécia, na ilha de Lesbos, a situação é “mesmo de emergência”, segundo alertou uma voluntária da organização portuguesa Plataforma de Apoio aos Refugiados, esta semana.

Uma vaga de frio com origem na Escandinávia tem afetado a Europa desde o fim da semana passado, incluindo os Balcãs, a Polónia, a Roménia, a República Checa, a Bulgária, a Macedónia, a Bielorrússia e Itália. Estima-se que esta vaga de frio na Europa já tenha feito cerca de 80 mortos.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados já avisou que o frio extremo está a matar muitos migrantes.

PUB

Em Portugal, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, diz que é urgente encontrar abrigos. Numa entrevista à TVI24, Pedro Calado garantiu que Portugal está empenhado nesse processo, em que as crianças, sobretudo as não acompanhadas, são a principal preocupação.

O Papa Francisco assinalou a data na mensagem proferida após a oração do ‘Angelus’, no Vaticano. Francisco afirmou que é necessário “adotar medidas para a proteção e defesa, assim como para a integração, das crianças imigrantes” 

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado celebra-se anualmente no terceiro domingo de janeiro.

PUB

Últimas