Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paquistão: oposição exige demissão do presidente

Relacionados

E tem o apoio de três mil advogados. Tudo porque o juiz do Supremo foi destituído

Mais de três mil advogados e militantes da oposição exigiram esta sexta-feira, no Paquistão, a demissão do Presidente Pervez Musharraf que demitiu o presidente do Supremo Tribunal no início de Março, escreve a agência Lusa.

Em Islamabad, os manifestantes desafiaram as forças da ordem que protegem o imponente edifício do Supremo Tribunal onde o juiz Iftikhar Mohammad Chaudhry, demitido a 9 de Março por «má conduta e abuso de autoridade», é ouvido, pela quarta vez, por estas acusações, pelo Conselho Superior Judiciário (CSJ).

PUB

Com palavras de ordem como «Musharraf para a rua!» e «Musharraf é o cão dos Estados Unidos», numa alusão à aliança entre Washington e Islamabad desde finais de 2001 na guerra anti-terrorista, os manifestantes enfrentaram centenas de paramilitares e polícias anti-motim.

A oposição considerou inconstitucional a decisão de Musharraf de destituir o presidente do Supremo Tribunal paquistanês, devido à proximidade das eleições presidenciais e legislativas previstas para finais de 2007 e início de 2008.

Musharraf justificou a exoneração do presidente do Supremo Tribunal, sublinhando ter-se tratado de uma decisão tomada «dentro das normas constitucionais e legais, de forma correcta e apropriada».

Segundo a oposição, o juiz Chaudhry, tinha tomado medidas «desagradáveis» para o poder, antes de um possível debate constitucional sobre a possibilidade de o general Musharraf conservar a dupla autoridade de Presidente e chefe do Exército e se ser eventualmente reeleito pela actual Assembleia antes da sua dissolução.

PUB

Relacionados

Últimas