Já fez LIKE no TVI Notícias?

Afeganistão: soldados da NATO mataram quatro civis

Relacionados

Seguiam num automóvel que não parou à passagem por um posto de controlo no sul do país

Soldados da NATO no Afeganistão mataram este sábado quatro civis, passageiros de um automóvel que não parou à passagem por um posto de controlo no sul do país, anunciou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

Três outros civis foram feridos pelos tiros disparados no distrito de Sangin, na província de Helmand, precisou a Isaf num comunicado.

PUB

«Soldados da Isaf abriram fogo contra um veículo que hoje de madrugada não parou ao aproximar-se de um posto de controlo militar, matando quatro passageiros civis do automóvel e ferindo três outros», indica o comunicado.

«Os soldados dispararam primeiro tiros de aviso, mas temendo tratar-se de um ataque de insurrectos abriram fogo contra o veículo ao ver que o motorista não tinha intenção de parar», acrescenta a Isaf na nota.

As forças internacionais que combatem os talibãs ao lado do exército afegão são frequentemente vítimas de atentados suicidas, o que por várias vezes as levou a matar civis por confusão, supondo tratar-se de rebeldes.

Os soldados da Isaf previnem geralmente os civis para se manterem afastados das colunas de veículos militares e dos postos de controlo, mas certas pessoas não medem o perigo nem levam em conta estas advertências, sendo por vezes confundidas com atacantes inimigos.

A província de Helmand é o principal bastião da revolta talibã e também a principal zona de produção de ópio no Afeganistão.

PUB

Relacionados

Últimas