Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço dos alimentos fez nascer um milhão de novos pobres

Relacionados

Investigação das Nações Unidas foi apresentada em El Salvador, um dos países visiado pelo estudo

A subida do preço dos alimentos levou ao aumento, no último ano e meio, do número de pobres na América Central, estimado em cerca de um milhão, revelou quinta-feira um estudo do Programa Alimentar Mundial, escreve a Lusa.

A investigação das Nações Unidas foi apresentada em El Salvador, um dos países, a par de Guatemala, Honduras e Nicarágua, onde «nasceu» cerca de um milhão de novos pobres.

PUB

O objectivo do estudo era analisar «o funcionamento dos mercados e as consequências do fenómeno da alta de preços dos bens alimentares básicos nos grupos mais vulneráveis», segundo o representante do Programa Alimentar Mundial em El Salvador, Carlo Scaramella.

Etiópia: temos fome! (fotos)

Risco de fome em Cuba

O documento propõe «um funcionamento eficaz e correcto dos mercados», defendendo o poder de compra dos mais carenciados, e que os governos da região «ampliem e fortaleçam a protecção social aos grupos mais vulneráveis», assim como aumentem «os investimentos na produção agropecuária e na diversificação das fontes de apoio financeiro para os pequenos agricultores».

O Programa Alimentar Mundial estima que a subida dos preços dos alimentos, que começaram a «afectar a economia mundial» a partir de 2006, acentuaram o nível de pobreza de cerca de 130 milhões de pessoas em todo o mundo.

O aumento dos preços deveu-se a uma «combinação de factores», como a perda de colheitas, secas, subida dos custos com combustíveis e crescimento da procura dos cereais básicos.

PUB

Relacionados

Últimas