Já fez LIKE no TVI Notícias?

Itália: Bersani não consegue formar Governo

Presidente deverá tomar iniciativa própria já esta sexta-feira

Está a agravar-se a crise política em Itália. Nas últimas horas, o líder do partido que venceu as legislativas comunicou ao Presidente da República que não consegue formar governo. A solução passará agora ao chefe de estado que vai iniciar um ciclo de contactos e reuniões em busca de alternativa.

Pier Luigi Bersani não consegue formar governo. Na última semana, a pedido da presidência de Giorgio Napolitano, o líder da coligação de esquerda andou em negociações com os outros partidos, tentou apoios para formar um executivo de coligação, mas, como reportam as agências noticiosas, bateu numa parede.

PUB

Com a maioria absoluta na Câmara dos Deputados mas não no Senado, Bersani começou por rejeitar um governo de bloco central com o partido de Berlusconi, o segundo mais votado. Por outro lado, Beppe Grillo, o comediante, hoje o terceiro político mais seguido em Itália, insiste que não entra num governo como parceiro do centro esquerda ou da direita.

E também no Parlamento, Grillo promete fazer a vida num inferno a um governo dependente de um parlamento fragmentado. Avisa que nunca votará favoravelmente uma moção de confiança liderado pelo centro esquerda ou direita.

Perante o avolumar da crise política, a Presidência faz saber que já esta sexta-feira Giogio Napolitano puxará para si a iniciativa de resolução da crise, dando início a consultas com todos os partidos.

O presidente tem dito que não quer novas eleições tendo por isso apenas duas hipóteses em cima da mesa: formar um governo de inciativa presidencial com todos os partidos ou optar por um executivo de tecnocratas com apoio parlamentar.

Mas a ver pela dificuldade de consenso partidário nenhuma destas hipóteses parece ter futuro, estando o cenário de eleições cada vez mais próximo de ser a derradeira forma de esclarecer o imbróglio político italiano.

PUB

Últimas