Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chile nega que os mineiros tenham problemas com álcool e drogas

Relacionados

Depois do «El País» ter noticiado que alguns do 33 mineiros sofriam crises de abstinência, o Ministro da Saúde chileno vem dizer que não é verdade

Jaime Mañalich, o ministro da Saúde do Chile, negou que alguns dos 33 operários presos desde o dia 5 de Agosto a 700 m de profundidade na mina San José, no norte do país, tenham problemas com álcool e drogas, informou o diário local «La Tercera».

Mañalich refutou a hipótese levantada pelo jornal espanhol «El País», que afirmava que parte dos mineiros sofre de crises de abstinência pela falta de álcool e de outras drogas.

PUB

«Não há nenhuma situação de transtorno por alcoolismo, nem tão pouco por vício ou consumo de drogas», disse o Ministro.

É o lado mais obscuro da história individual destes homens que se confude agora com aspectos mais optimistas, numa busca de redenção. Ainda segundo a mesma notícia do «El País», Ruth Guzmán Donoso, mulher do mineiro Samuel Ávalos Acuña, de 43 anos, retido no poço, foi pedida em casamento após 21 anos de união informal, mas também é Ruth que revela ao jornal que o marido «está a pagar por danos que fez aos seus entes queridos durante os 43 anos de vida» e adianta que o marido é viciado pasta-base de cocaína.

Especialistas da Nasa recomendam que se fale a verdade

Especialistas da Nasa que chegaram esta semana ao Chile recomendaram que se fale com franqueza com os 33 mineiros presos e que se evitem falsas expectativas sobre a data do resgate.

A equipa da Nasa irá apoiar as autoridades nas operações para manter os mineiros - que permanecem em condições de isolamento semelhantes às dos astronautas - em bom estado físico e psíquico.

PUB

James Duncan, sub-chefe médico da Nasa, destacou em seu primeiro contacto com a imprensa que é importante não criar «falsas esperanças» e que haja «honestidade» quando se fala com os operários acerca da data do resgate.

«Há que ter em conta que eles são mineiros, dessa forma, sabem perfeitamente quanto tempo levará para retirá-los de lá, sabem em que nível de profundidade estão na mina, portanto, não será grande surpresa para eles", explicou Duncan, em delarações citadas pela France-Presse.

Os especialistas da Nasa sublinham a importância de cobrir as necessidades básicas dos mineiros, incluindo o contacto com os familiares e, sobretudo, manter um estado anímico muito positivo.

PUB

Relacionados

Últimas