Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imagens do lado oculto de Mercúrio

Relacionados

Mistérios de planeta mais pequeno do Sistema Solar: crateras, escarpas com centenas de quilómetros e actividade vulcânica

A Nasa revelou esta quarta-feira os primeiros resultados e as primeiras imagens do sobrevôo de 14 de Janeiro da sonda americana Messenger sobre um lado até então desconhecido de Mercúrio, o planeta mais pequeno do Sistema Solar.

«Este sobrevôo permitiu-nos ver uma parte do planeta que nenhuma sonda havia visto antes e obter uma mina de informações apaixonantes», declarou em conferência de Imprensa Sean Solomon, do Carnegie Institute e chefe da missão.

PUB

Sonda Messenger transmite fotos de Mercúrio

Os instrumentos da Messenger mostraram uma topografia de crateras e outras formações geológicas da face escondida de Mercúrio. As mais de 1200 imagens recolhidas e a informação obtida pelos sete aparelhos a bordo revelam que o planeta tem escarpas de centenas de quilómetros de extensão formadas pelo movimento das placas tectónicas do planeta no início de sua história.

Tal como a Terra, Mercúrio tem um campo magnético, que aliás poderá ser bipolar. Tudo indica que, apesar de ser muito mais fraco do que o da Terra, o campo magnético mercuriano consegue proteger do vento solar parte da superfície do planeta. Foram ainda detectados indícios de actividade vulcânica no passado.

«Foi quase perfeito e ficamos felizes com todos os dados científicos e imagens transmitidos pela Messenger», acrescentou, destacando que «este não é o planeta que pensávamos descobrir». Este cientista classificou Mercúrio como um «planeta muito dinâmico», referindo-se à sua actividade vulcânica e à sua magnetosfera.

Recorde-se que a 14 de Janeiro, a Messenger aproximou-se cerca de 200 km da superfície de Mercúrio, no primeiro sobrevôo do planeta desde 1975. A Mariner10 tinha sido a primeira sonda a aproximar-se de Mercúrio, três vezes em 1974 e 1975, mas em cada uma das passagem apresentou o mesmo lado para o Sol.

A Messenger volta a passar nas proximidades de Mercúrio em Outubro e ficará na sua órbita em Março de 2011.

PUB

Relacionados

Últimas