Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Que a paz chegue a Belém», pede Papa

Relacionados

Bento XVI rezou sobre o médio oriente durante a missa de Natal no Vaticano

Bento XVI rezou durante a missa de Natal no Vaticano «para que a paz chegue a Belém», cidade palestiniana onde a tradição cristã situa o nascimento de Jesus e que o Papa poderá visitar em Maio de 2009, noticia a Lusa.

Perante milhares de fiéis, reunidos na basílica de São Pedro, o Papa apelou a rezar «para que a paz chegue a Belém, para que cessem o ódio e a violência» no país «onde Jesus viveu e que amou profundamente», em alusão à Palestina antiga hoje repartida entre vários países do Médio Oriente.

PUB

«Rezamos para que se desperte a compreensão recíproca, se realize uma abertura dos corações que abra as fronteiras», acrescentou o Papa, durante a 4ª missa de Natal do seu pontificado, e cuja voz cansada traduz os seus 81 anos.

O Vaticano ainda não confirmou oficialmente a viagem de Bento XVI «à Terra Santa» (Jordânia, Israel, territórios palestinianos), anunciada por fontes israelitas e palestinianas para o mês de Maio de 2009.

«Temos a alegria de vos anunciar que Sua Santidade o Papa Bento XVI tem o projecto de vir em peregrinação à Terra Santa no mês de Maio», anunciou terça-feira o patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, na sua mensagem de Natal.

Antes, a presidência israelita tinha revelado a 11 de Dezembro que os preparativos dessa viagem estavam em curso. Fontes oficiosas indicaram que o Papa tenciona visitar Amman, Jerusalém, Nazaré e Belém.

Durante a sua homilia, por ocasião desta missa, a mais importante do calendário litúrgico católico com a da Páscoa, o chefe da Igreja católica também evocou as crianças e particularmente as vítimas de abandono ou de violências.

O Papa fez durante a tarde de quarta-feira uma breve aparição a uma janela dos seus apartamentos do palácio apostólico para acender uma vela, símbolo de paz, e para cumprimentar os fieis que se juntaram para assistir à inauguração de um presépio gigante, montado como todos os anos na Praça de São Pedro.

PUB

Relacionados

Últimas