Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuelanos deixam de trabalhar às sextas-feiras para poupar energia e água

Principal barragem do país está em níveis extremos devido à seca provocada pelo fenómeno meteorológico "El Niño". Nicolás Maduro apela ao país para que assuma este plano durante abril e maio

Os funcionários públicos da Venezuela vão deixar de trabalhar às sextas-feiras durante dois meses para reduzir o consumo de eletricidade e água no país, afetado por uma seca provocada pelo fenómeno meteorológico "El Niño", anunciou o Presidente Nicolás Maduro.

Amanhã [hoje] deve sair na Gazeta Oficial, o decreto especial estabelecendo todos os dias de sexta-feira, como dias não laboráveis a partir de sexta-feira desta mesma semana, durante abril e maio", disse Maduro, na quarta-feira à noite, durante um programa na televisão pública venezuelana.

PUB

A barragem de El Guri, que garante 63% da energia elétrica do país, chegou na quarta-feira aos 243 metros, aproximando-se do "extremo de 240 metros", quando deve funcionar com um nível de água entre os 260 e 271 metros, indicou Nicolás Maduro.

Segundo explicou ainda, o decreto estabelece também que os centros comerciais e hotéis têm de passar a gerar nove horas diárias de eletricidade usando fontes próprias, em vez das atuais quatro a que são obrigados desde há várias semanas.

Peço a máxima colaboração de todo o país. Faço um apelo ao país para que assuma este plano de 60 dias, para poder superar o momento mais difícil, de maior risco", afirmou.

PUB

Últimas