Já fez LIKE no TVI Notícias?

França: Sarkozy pode «boicotar» Jogos Olímpicos

Relacionados

França exige três condições para comparecer nos Jogos

A França impõe três condições para o presidente Nicolas Sarkozy participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, nomeadamente a abertura ao diálogo com o Dalai Lama, indicou uma fonte do governo francês, noticia a agência Lusa.

Em entrevista ao jornal Le Monde publicada este sábado, a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Rama Yade, referiu que Sarkozy «tomará uma decisão consoante a evolução dos acontecimentos e após consulta com os parceiros europeus, porque nessa altura se exprimirá como presidente em exercício da União Europeia».

PUB

«No entanto, três condições são indispensáveis para ele lá ir: o fim da violência contra a população, libertação dos prisioneiros políticos e abertura de diálogo com o Dalai Lama», acrescentou.

Estas discussões com o chefe espiritual do Tibete devem pautar-se por um «diálogo construtivo» e versar sobre o reconhecimento da autonomia tibetana e da sua identidade espiritual, religiosa e cultural», especificou a secretária de Estado.

«Até agora, a China tem executado uma política de assimilação através da colonização do território tibetano e marginalizando a sua população. Assiste-se também ao folclorismo da cultura tibetana e, só em 2007, pelo menos 132 monges foram presos por motivos políticos», aponta Rama Yade na entrevista ao Le Monde.

Durante a sua visita a Londres, em finais de Março, Nicolas Sarkozy já tinha deixado em aberto a possibilidade de boicotar as festividades dos Jogos Olímpicos.

«Em função da evolução da situação no Tibete, anunciarei se vou ou não à cerimónia de abertura», declarou o chefe de Estado francês.

«A China, se não respeitar os direitos humanos, nunca será verdadeiramente uma grande potência», concluiu a secretária de Estado francesa.

PUB

Relacionados

Últimas