Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nobel da medicina partilhado por três cientistas

Distinguidos têm nacionalidades norte-americana, canadiana e luxemburguesa

Última actualização às 12:04

O norte-americano Bruce Beutler, o luxemburguês Jules Hoffmann e o canadiano Ralph Steinman partilham o prémio Nobel da Medicina 2011, foi anunciado esta segunda-feira.

PUB

A agência Lusa salienta que os laureados revolucionaram a forma de compreender o sistema imunitário, detectando os princípios-chave para a sua activação, o que permitiu lutar contra doenças contagiosas e desenvolver vacinas.

Segundo informação publicada no site do Comité Nobel, os três cientistas têm-se dedicado a investigar os «guardas» do sistema imunitário, através dos quais os homens e outros animais se defendem de bactérias e outros microorganismos.

As suas investigações permitiram obter novas luzes sobre os mecanismos de resposta às doenças e abriram novos caminhos para o desenvolvimento da prevenção e terapia contra infecções, cancro e doenças inflamatórias.

O norte-americano Bruce Beutler e o luxemburguês Jules Hoffman partilharam metade do prémio pelo estudo da imunidade congénita e o canadiano Ralph Steinman vence pela descoberta das células dendríticas que activam o sistema imunitário.

Beutler e Hoffman descobriram a primeira etapa da resposta imunitária do corpo, ao detectarem as proteínas receptoras que podem reconhecer os microorganismos.

PUB

Ralph Steinman foi responsável pela descoberta das células dendríticas do sistema imunitário e a sua capacidade única para activar e regular a imunidade adaptável, a fase posterior da resposta imune durante o qual os microorganismos são limpos do corpo.

Bruce Beutler nasceu em Chicago em 1957 e formou-se na Universidade de Chicago, tendo trabalhado como cientista no Universidade Rockefeller e na Universidade do Texas. Desde 2000 é professor de genética e imunologia no Instituto norte-americano «Scripps Research».

Jules Hoffmann nasceu no Luxemburgo em 1941 e estudou na Universidade de Estrasburgo, em França. Foi diretor do Instituto de Biologia Molecular de Estrasburgo e entre 2007 e 2008 foi presidente da Academia de Ciências de França.

Ralph M. Steinman nasceu em 1943 no Canadá, onde estudou biologia e química na Universidade McGill. Mais tarde, frequentou a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. É professor de imunologia na Universidade Rockefeller desde 1988 e também director do Centro de Imunologia e Doenças Imunes.

PUB

Últimas