Já fez LIKE no TVI Notícias?

Recompensa de 500 mil euros para encontrar assaltantes da maior coleção de tesouros da Europa

Câmaras de de vigilância conseguiram filmar os dois homens que invadiram a Nova Abóbada Verde e levaram um conjunto de joias do século XVIII

A polícia alemã está a oferecer uma recompensa de 500 mil euros a quem tenha informações que possam levar à captura dos assaltantes que, na segunda-feira, conseguiram roubar três conjuntos de joias da maior coleção de tesouros da Europa: a Nova Abóbada Verde.

PUB

O assalto aconteceu em Dresden, na região da Saxónia, depois de um incêndio num ponto de distribuição de eletricidade ter desativado o sistema de alarmes do Palácio Real de Dresden e deixado as salas de exposições completamente às escuras.

 

PUB

Mesmo assim, as câmaras de de vigilância conseguiram filmar dois homens a invadir a Nova Abóbada Verde e a levar com eles o conjunto de peças do século XVIII.

Não vamos deixar que nada nos impeça de resolver este caso”, disse esta quinta-feira o presidente da polícia da Saxónia, Horst Kretzschmar.

 

Ao oferecer uma recompensa de 500 mil euros, os investigadores estão a tomar um passo decisivo na recuperação das joias roubadas e na captura dos responsáveis pelo crime”, disse Horst Kretzschmar numa conferência de imprensa, afirmando que o número de agentes a trabalhar no caso subiu para 40.

A diretora da Coleção de Arte do Estado de Dresden, Marion Ackermann, disse que as as peças roubadas têm um valor “incalculável” e que são consideradas “impossíveis de vender”, graças à sua popularidade em todo o mundo

PUB

 

 

A coleção em exposição na Nova Abóbada Verde foi inaugurada no início do século XVIII por Augusto II da Polónia. O monarca quis tornar Dresden numa espécie de "Florença do Elba". Para isso, ofereceu residência na cidade a vários escultores, ourives e pintores e encomendou uma série de salas monumentais que mostrassem a riqueza do trono e o esplendor cultural da região.

 

 

A Nova Abóbada Verde é um dos mais antigos museus da Europa e expõe, entre outros tesouros de significância histórica, uma figura de 63,8 centímetros de um mouro adornado com esmeraldas e uma safira de 547,71 quilates oferecida pelo Czar Pedro I, da Rússia.

PUB

Últimas