Já fez LIKE no TVI Notícias?

Winnie the Pooh censurado na China

Imagens do pequeno urso das histórias infantis foram banidas na China por alegadamente terem sido usadas numa comparação ao líder chinês Xi Jinping

A imagem e o nome do famoso urso de peluche das histórias infantis têm sido censurados da internet na China, naquele que é considerado o mais recente movimento de censura online.

Embora não tenha sido dada nenhuma explicação, a censura está alegadamente relacionada com a comparação do presidente chinês Xi Jinping ao famoso urso.

PUB

Na tentativa de escrever um comentário com as palavras "Pequeno Urso Winnie", como é designado na China, os utilizadores recebem uma mensagem de erro que refere que o "conteúdo é ilegal."

A plataforma Sina Weibo, o Twitter chinês e a aplicação de mensagens WeChat, foram algumas das redes sociais que censuraram o Winnie the Pooh, embora os GIFS ainda estejam disponíveis nesta última aplicação.

“Historicamente, duas coisas não foram permitidas: organização política e ação política. Mas, este ano foi adicionado uma terceira proibição à lista: falar sobre o presidente”, disse Qiao Mu, professor assistente de media na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

A polémica teve início em 2013, depois de Xi Jinping se encontrar com o então presidente norte-americano, Barack Obama, e começarem a circular nas redes sociais imagens onde Xi Jinping é retratado como o urso, e Obama como o Tigre.

Já em 2014, uma fotografia do líder chinês a apertar a mão do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi comparada com uma imagem de Winnie a dar a pata ao Bisonho, o seu amigo burro.

PUB

Últimas