Já fez LIKE no TVI Notícias?

Palestina admitida como membro da UNESCO

Relacionados

Votação foi realizada esta segunda-feira

A Autoridade Palestiniana foi esta segunda-feira admitida como membro de pleno direito da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, numa votação realizada na sede da organização em Paris, noticia a Lusa.

A resolução foi adoptada com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 votos contra dos Estados membros presentes na votação.

PUB

«Esta votação vai permitir apagar uma ínfima parte da injustiça feita ao povo palestiniano», afirmou, perante a conferência geral da organização, o ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano, Riad al-Malki.

Entre os países que votaram favoravelmente estão a Índia, a China e quase todos os países árabes, africanos e latino-americanos. França, que manifestou reservas ao pedido palestiniano, acabou por votar também favoravelmente.

A Itália e o Reino Unido são dois dos países que se abstiveram e os Estados Unidos, a Alemanha e o Canadá, entre outros, votaram contra.

Barack Obama já reagiu a esta votação, alegando que a admissão de Palestina à UNESCO é «prematura».

A Autoridade Palestiniana apresentou em Setembro um pedido de reconhecimento da Palestina como membro de pleno direito da ONU, mas como esse processo ainda está a ser avaliado e deverá demorar algum tempo, pediu separadamente a adesão à UNESCO.

A adesão à UNESCO é sobretudo simbólica, na medida em que questões como as fronteiras de um futuro Estado palestiniano e outras disputas entre israelitas e palestinianos continuam por resolver.

PUB

Relacionados

Últimas