Já fez LIKE no TVI Notícias?

Covid-19: afinal, os especialistas dizem que não devemos usar luvas

Autoridades dizem que medida não impede a propagação do novo coronavírus e que transmitem uma “falsa sensação de segurança”

Os especialistas afirmam que o uso de luvas pode, afinal, aumentar a disseminação do novo coronavírus. Esta é o mais recente alerta da Sociedade Espanhola de Medicina Preventiva, Saúde Pública e Higiene (SEMPSPH), que se mostra ainda contra outras práticas como a medição da temperatura em lojas e nos locais de trabalho.

De acordo com esta entidade, escreve o El Mundo, o uso de luvas, por parte da população em geral como uma forma de evitar a propagação da Covid-19, é uma medida não recomendada por autoridades como a Organização Mundial de Saúde, uma vez que “não fornece proteção adicional à higiene das mãos” e pode até “aumentar as hipóteses de transmissão da doença”.

PUB

Numa nota divulgada esta semana, a Sociedade de Medicina Preventiva sublinha que o vírus não é absorvido pela pele e, por isso, “não é necessário ter uma camada de proteção adicional através do uso de luvas”.

Além disso, explica ainda que as luvas “são tão suscetíveis à contaminação quanto a pele” e “tirá-las sem contaminar as mãos não é fácil”, portanto, o seu uso exige uma técnica específica.

A Sociedade alerta que as luvas não são usadas de forma correta e lembra que devem ser usadas “exclusivamente” quando houver uma indicação expressa (como nas lojas para escolher frutas e legumes). Depois, devem ser removidas “imediatamente”, sendo a higiene das mãos muito importante antes e depois de as usar.

Por fim, as luvas não impedem que as pessoas toquem nos seus rostos e fornecem “uma falsa sensação de segurança”.

PUB

Últimas