Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vacinas da Pfizer e Moderna protegem contra as novas variantes da covid-19, diz novo estudo

Investigadores criaram versões do vírus geneticamente modificadas e procederam a ensaios clínicos

A vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech pode proteger as pessoas contra as novas variantes, incluindo a da África do Sul, designada B.1.351, sugere um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

De acordo com a CNN, para o estudo, os investigadores da Pfizer e da Universidade do Texas criaram versões geneticamente modificadas do vírus para transportar algumas das mutações encontradas na B.1.351 e testaram-nas em amostras de sangue de 15 pessoas. Os voluntários receberam depois as duas doses da vacina da Pfizer como parte do ensaio clínico.

PUB

Embora ainda não saibamos exatamente qual é o nível de neutralização necessário para a proteção contra a doença, a nossa experiência com outras vacinas diz-nos que é provável que a vacina Pfizer ofereça uma proteção relativamente boa contra esta nova variante", disse o investigador e autor do estudo à CNN.

Embora a redução de 2/3 na neutralização da variante sul-africana ser "pequena", os investigadores dizem que não há evidência de que a sua vacina não é eficaz contra a estirpe.

A Pfizer e a BioNTech estão a adotar as medidas necessárias, a fazer os investimentos certos e a munir-se das melhores conversas com os reguladores", adiantam os investigadores.

Vacina "mantém" atividade neutralizadora

Paralelamente, no mesmo jornal, a Moderna também publicou o resultado de um ensaio que decorreu o mês passado e também relataram uma redução na resposta de anticorpos a vírus geneticamente modificados para se assemelharem à variante sul-africana.

PUB

A Moderna sustenta que a sua vacina “mantém atividade neutralizadora” para as variantes do SARS-CoV-2 com origem no Reino Unido e na África do Sul.

Segundo a empresa de biotecnologia, “é esperado que o regime de duas doses” da vacina “proteja contra as estirpes emergentes detetadas até à data”.

Quanto à variante sul-africana, “foi observada uma redução de seis vezes nos títulos neutralizadores”, mas tais níveis “permanecem acima” dos que “se espera que configurem uma proteção”.

A Moderna adianta, porém, que, “por precaução”, está a desenvolver uma “variante de reforço” da sua vacina contra a estirpe sul-africana e que irá testar “uma dose adicional de reforço” da vacina para avaliar “a capacidade de aumentar ainda mais os títulos neutralizadores contra estirpes emergentes”.

PUB

Últimas