Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Eleição é sinal da transferência da vida da Igreja para hemisfério sul»

Relacionados

Jorge Bergoglio é o novo líder da Igreja Católica

O bispo do Porto, Manuel Clemente, considerou esta quarta-feira que a eleição do novo papa, o cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, «é um sinal bonito, importante e coincidente» da transferência da Igreja Católica para o hemisfério sul.

«Habemus Papam»: Jorge Bergoglio

PUB

Manuel Clemente considerou que «esta saída do papado da Europa para a América Latina (...) acerta o ritmo da Igreja com o ritmo do mundo».

O prelado destaca que o facto de o novo papa ser oriundo da Argentina revela o que se tem vindo a acentuar «e que é óbvio, a deseuropeização da Igreja», expressando a convicção de que «esta transferência para a América Latina» será também «em benefício da Europa».

Manuel Clemente salientou o trabalho de Jorge Mário Bergoglio «na província eclesiástica a que presidia até agora em Buenos Aires», considerando-a «inovadora na pastoral, com a religiosidade popular e com este ambiente de novos movimentos religiosos».

O bispo do Porto é da opinião de que o cardeal-arcebispo de Buenos Aires «tem sido muito perspicaz» no seu ministério e destacou a surpresa na escolha do nome de Francisco.

A verdade é que «precisamos muito dele [Francisco] agora, quer na Igreja, quer neste mundo».

O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Na sucessão de Bento XVI, a escolha do jesuíta de 76 anos acabou por surpreender os especialistas, já que não era dos mais novos do colégio cardinalício e será o primeiro papa latino-americano.

Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266.º papa da Igreja Católica.

PUB

Relacionados

Últimas