Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estudo revela prevalência de cardilomas

Relacionados

Uma em cada 10 mulheres no Norte da Europa tiveram doença provocados pelo HPV

Uma em cada dez mulheres do Norte da Europa entre os 15 e os 45 anos teve pelo menos um caso de condilomas (verrugas) genitais diagnosticado, revela um estudo realizado em quatro países nórdicos que envolveu 70 mil mulheres, noticia a Lusa.

Publicado no Journal of Infectious Diseases, o estudo do Instituto de Epidemiologia Oncológica Dinamarquês indicou ainda um aumento da ocorrência de condilomas genitais em mulheres jovens. A investigação foi desenvolvida na Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia. Em Portugal são diagnosticados anualmente nove mil casos.

PUB

«Os condilomas genitais são muito frequentes entre as mulheres e, nos países nórdicos, surgem em idades muito jovens. Não existe nenhuma razão que nos faça acreditar que a situação seja diferente no resto da Europa», comentou Susanne Krüger-Kjaer do Instituto de Epidemiologia Oncológica Dinamarquês, em Copenhaga.

Estes condilomas são uma manifestação da existência da infecção provocada pelo Papiloma Vírus Humano (o vírus que pode provocar o cancro do colo do útero). No Reino Unido, onde existe um controlo epidemiológico dos condilomas, relatórios recentes revelam que o diagnóstico aumentou mais de cinco vezes entre 1972 e 2006 e, no ano passado, atingiu os 60 mil casos só em mulheres.

Os condilomas são uma espécie de verruga que se forma no ânus, no períneo e nas partes genitais do homem e da mulher. No seu mais recente relatório, a Agência de Protecção de Saúde (Health Protection Agency) britânica defendeu que «se a prevenção dos condilomas genitais for incluída nos objectivos dos programas de vacinação, espera-se uma rápida redução nos grupos mais jovens».

Um especialista britânico, Charles Lacey, da Universidade de York, lembrou que «a exposição ao HPV é suficientemente frequente, sendo uma parte inevitável da vida adulta e adolescente como parte das relações amorosas normais».

«Os condilomas genitais têm um enorme impacto económico e psicológico», acrescentou. Embora não coloquem a vida em risco, as lesões provocam sintomas como sensação de queimadura, formigueiro, hemorragia e dor e têm também uma pesada carga psicossocial, que resulta, por exemplo, em baixa auto-estima, constrangimento ou ansiedade.

PUB

Relacionados

Últimas