Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bombaim: Índia acusa secreta paquistanesa

Relacionados

Nova Deli diz que ISI estão por trás dos atentados de Novembro

A Índia acusou directamente pela primeira vez os serviços secretos paquistaneses de estarem por trás dos atentados islamitas de Bombaim no final de Novembro de 2008, revelou esta sexta-feira a imprensa, refere a Lusa.

«Os organizadores (destes ataques) são e continuam a ser clientes e criações dos ISI (Inter-serviços inteligência)», os serviços secretos do Paquistão, declarou quinta-feira em Paris o secretário indiano dos Negócios estrangeiros, Shivshankar Menon, num discurso pronunciado no Instituto francês das relações internacionais e citado pelos meios de comunicação social locais.

PUB

No principio de Janeiro, Nova Deli transmitiu a Islamabad e a uma quinzena de chancelarias um dossier de provas, que demonstram que os ataques de Bombaim, perpetrados entre 26 e 29 de Novembro, foram planeados, preparados e pilotados desde o Paquistão, com a «provável» cumplicidade passiva da hierarquia deste país.

O Primeiro-ministro Manmohan Singh acusou as «agências oficiais» do Estado paquistanês, sem designar explicitamente os serviços secretos, de terem garantido o seu «apoio» aos atentados.

O Paquistão negou todas as acusações e está a efectuar o seu próprio inquérito.

PUB

Relacionados

Últimas