Já fez LIKE no TVI Notícias?

ONU fica mais um ano no Darfur

Relacionados

A resolução pede também aos Estados membros da ONU que se «comprometam» a fornecer helicópteros

O Conselho de Segurança da ONU aprovou quinta-feira o prolongamento por um ano do mandato da força de paz ONU-União Africana (Minuad) no Darfur, após ter debatido a questão de uma possível acusação do presidente sudanês Omar el-Béchir por genocídio.

Os Estados Unidos abstiveram-se de votar a resolução 1828 aprovada por unanimidade. Os outros 14 membros do Conselho de Segurança aprovaram o prolongamento do mandato, que terminou quinta-feira.

PUB

A resolução pede igualmente aos Estados membros da ONU que se «comprometam» a fornecer helicópteros e outros meios materiais necessários à Minuad.

A delegação norte-americana, no entanto, apresentou objecções ao compromisso conseguido quarta-feira. Washington rejeita a evocação no texto da questão de um pedido de suspensão, apresentado pela União Africana (UA), para a execução de um processo do Tribunal Penal Internacional (TPI) visando o presidente sudanês.

«Os Estados Unidos abstiveram-se porque os ajustes feitos à resolução (relativamente ao TPI) enviam um mau sinal ao presidente sudanês e prejudicam os esforços para o levar, a ele e a outros, à barra de um tribunal», afirmou Alejandro Wolff, embaixador norte-americano adjunto na ONU. No entanto, Alejandro Wolff sublinhou que Washington apoia sem reservas o prolongamento do mandato da Minuad.

PUB

Relacionados

Últimas