Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sarkozy quer acabar com todas as bases da ETA em França

Presidente francês assistiu ao lado do primeiro-ministro espanhol ao funeral do polícia francês assassinado pela ETA

O presidente Nicolas Sarkozy prometeu esta terça-feira acabar com as bases da ETA em França e trabalhar com o Governo espanhol na sua luta contra o grupo separatista basco.

Sarkozy, presente no funeral do polícia assassinado na semana passada por alegados membros da ETA, também se comprometeu a aumentar a penas de prisão para aqueles que assassinaram membros da polícia.

PUB

«A polícia vai estar completamente mobilizada», disse o presidente francês durante o serviço fúnebre, a que também assistiu o primeiro-ministro espanhol Jose Luis Zapatero.

«Vamos lutar sem trégua para nos livrarmos de todas as bases da ETA, uma por uma, e para caçar, uma por uma, as redes de apoio a esta organização», disse Sarkozy.

O polícia, Jean-Serge Nerin, de 52 anos, foi morto a tiro num subúrbio perto de Paris, na sequência do roubo de um carro.

Um homem espanhol, que se acredita pertencer à ETA, foi detido no local e uma série de outros suspeitos continuam a ser procurados pela polícia.

Entretanto, houve mesmo uma situação equívoca, quando cinco bombeiros da Catalunha, que estavam de férias em França, foram referenciados como elementos da ETA e tidos como participantes no assalto e na morte do polícia francês.

Nerin é o primeiro policia francês a ter sido morto pela ETA. A organização terrorista está sob crescente pressão depois de uma série de detenções de líderes seniores em Espanha e França.

Trinta e três membros da ETA foram detidos em França no ano passado, Sarkozy afirmou que este número é determinante para que fique clara a ideia de que a França não é um refúgio para os separatistas.

Membros da ETA têm usado frequentemente a fronteira aberta com a França para escapar à detecção em Espanha.

PUB

Últimas