Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avião cai com dezenas de pessoas a bordo

Presidente da Polónia entre as vítimas mortais do acidente

ACTUALIZADA ÀS 13h34

Um avião que transportava o presidente da Polónia, Lech Kaczynski, caiu este sábado na Rússia quando se aproximava do aeroporto de Smolensk, informa a Reuters.

PUB

As autoridades garantem que não há sobreviventes e as informações quanto ao número de passageiros têm variado ao longo da manhã. Primeiro falou-se em 87, depois em 132 e por agora o número mantém-se fixo nos 96.

O forte nevoeiro na zona pode ter sido a causa do acidente. Um porta-voz do governo local revelou que o piloto foi aconselhado a aterrar em Minsk, mas insistiu em Smolensk, pelo que este erro foi fatal.

«Hoje, às 10 horas e 56 minutos (7 horas e 56 minutos em Portugal Continental), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade», precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência.

Polónia: eleições antecipadas devido à morte do presidente

O governador do banco central polaco, Slawomir Skrzypek, também ia no avião, assim como outros responsáveis de Estado.

PUB

«O avião incendiou-se depois da queda. As equipas de socorro começaram a tentar tirar passageiros do aparelho bastante danificado», disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco.

O presidente da Polónia viajava com a sua mulher. Kaczynski dirigia-se a Katyn para recordar as vítimas do massacre da Primavera de 1940, quando centenas de prisioneiros de guerra e de intelectuais foram assassinados pelas forças soviéticas lideradas por Estaline.

Vários familiares das vítimas de Katyn também iam no avião.

O governo polaco já anunciou que vai realizar ainda este sábado uma reunião de emergência e que este domingo haverá dois minutos de silêncio em memória das vítimas da «maior tragédia da Polónia após a guerra», nas palavras do primeiro-ministro Donald Tusk.

Putin vai investigar causas do acidente

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, já anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião.

Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que irá ainda este sábado ao local do acidente.

Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.

PUB

Últimas