Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Ivankas" no mundo há muitas

Conheça seis mulheres que não se chamam Ivanka Trump, mas que também têm um pai no poder

Ivanka Trump, filha do presidente norte-americano, ganhou poder e estatuto ao instalar-se com o marido na Casa Branca. Com um gabinete "montado", mesmo não desempenhando nenhum cargo oficial, a filha de Donald Trump e o marido tornaram-se reforços da administração norte- americana e geraram polémica no mundo inteiro.

Mas Ivanka Trump não é exemplo único. De acordo com a CNN, ela é apenas o caso mais recente de mulheres ou empresárias de sucesso que acresce à lista de filhas de presidentes (e de primeiros-ministros) em todo o mundo que, sem título oficial ou salário, desempenham um papel relevante.

PUB

Maryam Nawaz Sharif – Paquistão

Filha do primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, Maryam de 43 anos participou na campanha de reeleição do pai em 2013 e esteve envolvida em organizações de caridade da família.

Em 2016 foi associada, juntamente com o irmão, ao caso dos “Panama Papers”. Suspeitava-se que ambos tinham ligações com empresas offshore não declaradas e usavam contas para obter propriedades de luxo em Londres. Mas o caso não ficou provado, ainda, pelo Supremo Tribunal do Paquistão.

Atualmente Maryam Nawaz Sharif trabalha na Liga de Muçulmanos do Paquistão.

Yekaterina Samutsevich – Rússia

PUB

É bailarina de competição no estilo rock and roll e, até 2015, pouco se sabia sobre a filha mais nova do presidente russo Vladimir Putin.

Em 2015 foi descobriu-se que Yekaterina vivia em Moscovo com o marido e que ambos tinham investimentos em indústrias de gás e petroquímica. Katerina Tikhonova era o nome falso usado pela filha do presidente até então.

Hoje, com 30 anos, está à frente do projeto “desenvolvimento intelectual” da Universidade Estadual de Moscovo.

Sumeyye Erdogan – Turquia

Tem 31 anos, é a filha mais nova do presidente turco Recep Tayyip Erdogan e, de acordo com a BBC, é a “filha favorita”.

Acompanhou o pai enquanto líder do Partido de Justiça e Desenvolvimento e, em 2015, especulava-se que ia concorrer a um lugar no parlamento. O que não aconteceu.

PUB

Atualmente pertence a um grupo que defende os direitos das mulheres na Turquia.

Ozoda Rahmon – Tajiquistão

Ozoda Rahmon é filha do antigo presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, e casada com o primeiro vice-presidente do Banco Central, Jamoliddin Nuraliyev.

Em 2016 ganhou um lugar na administração presidencial como Chefe do Estado-Maior e do Senado.

Mariela Castro – Cuba

Mariela é filha do presidente cubano Raúl Castro, irmão do antigo e falecido líder revolucionário, Fidel Castro.

É membro do parlamento cubano e é também conhecida por ser uma ativista dos direitos LGBT, comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero.

PUB

Dirige o Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), um órgão financiado pelo governo em Havana e que tem desempenhado um papel fundamental na formulação de políticas sobre vários temas, desde a prevenção do HIV aos direitos dos homossexuais.

Muitas pessoas dizem que ela só continua assim por ser a filha do presidente", relata um correspondente da BBC.

Isabel dos Santos – Angola

A empresária angolana é filha do presidente José Eduardo dos Santos, que governa o país desde 1979.

Foi nomeada pelo pai para presidente do conselho de administração da petrolífera estatal. Em Portugal, a Sonangol, de que é proprietária, tem participações diretas e indiretas no Millennium BCP e na Galp.

A filha mais velha de José Eduardo dos Santos é uma mulher muito influente que se iniciou no mundo dos negócios quando tinha apenas 24 anos. Não é apenas a mulher mais rica de Angola, mas de toda a África, de acordo com a revista Forbes.

O sucesso que eu tenho hoje não é algo que aconteceu do dia para a noite. É algo que demorou duas décadas a construir", disse Isabel à BBC em 2015.

PUB

Últimas