Um anúncio da Dove causou polémica este fim de semana e obrigou a marca de produtos de higiene pessoal a fazer um pedido de desculpas público. As imagens do anúncio tornaram-se virais nas redes sociais e muitos utilizadores criticaram a campanha publicitária, considerando-a "racista".
Em causa está um anúncio da marca para o Facebook em que uma mulher negra se transforma numa mulher branca, aparentemente depois de usar uma loção para o corpo.
PUB
Na sexta-feira, a maquilhadora norte-americana Naomi Blake, conhecida como Naythemua, publicou as imagens no Facebook com a legenda: "Estava a navegar no Facebook quando este anúncio da Dove me apareceu. Portanto, para o que é que estou a olhar?...".
Depressa as imagens tornaram-se virais e o caso instalou-se na Internet. Utilizadores do Facebook e do Twitter começaram a questionar o objetivo da campanha.
Wtf this suppose to mean @dovepic.twitter.com/dGldXWicJf
— Arianna Models (@AriannaModels) October 7, 2017
PUB
Is @Dove soap’s marketing strategy
Before - black & dirty
After - Caucasian & clean
Also *who* is approving these ads? pic.twitter.com/l5tq5ZcAJs
— Megha Mohan (@meghamohan) October 8, 2017
First of all, HAVE YOU SEEN HOW HORRIBLY WHITE WOMEN AGE??? Why would a Black woman trade her melanin for parchment paper? Y'all high? @Dove
— Full Thottle (@ImJustCeej) October 8, 2017
Mediante a polémica, a Dove viu-se obrigada a retirar o anúncio do Facebook e a apresentar um pedido de desculpas público.
PUB
Nas redes sociais, a marca detida pela Unilever, escreveu que "uma imagem recentemente publicada no Facebook falhou o objetivo de representar as mulher de cor". "Pedidos desculpa pelos danos causados", acrescentou a empresa.
An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.
— Dove (@Dove) October 7, 2017
Esta não é a primeira vez que um anúncio da Dove é considerado racista. De resto, muitos utilizadores que se depararam com esta polémica recordaram uma campanha publicitária que também deu que falar em 2011. Esse anúncio dava a entender que a pele das mulheres ficava mais limpa à medida que ficava mais clara.
Okay, Dove...
One racist ad makes you suspect.
Two racist ads makes you kinda guilty. pic.twitter.com/hAwNCN84h2
— Keith Boykin (@keithboykin) October 8, 2017
PUB