Já fez LIKE no TVI Notícias?

Conheça o sucessor de Fidel Castro

Raúl Castro já está no poder provisório há 19 meses

Combateu lado a lado com o irmão na revolução de 1959 e foi o responsável pela junção de Fidel a Ernesto «Che» Guevara. Raúl Castro Cruz é o sucessor de Fidel Castro como Presidente de Cuba, pelo menos para já.

Muitos acreditam que a liderança do general Raúl Castro, de 76 anos, será breve e que no próximo domingo deixará o cargo provisório, quando o Parlamento nomear um novo Conselho de Estado. No entanto, há quem acredite que ficará firme no poder, mesmo apesar da sua idade.

PUB

Raúl assumiu a liderança provisória de Cuba a 31 de Julho de 2006. Um problema instestinal de Fidel, que o colocou entre a vida e a morte, foi o mote para subir ao poder. Já lá vão 19 meses.

Mas quem é Raúl Castro?

O oitavo irmão de nove filhos que teve o seu pai, Ángel Castro, «dirige a maior parte dos assuntos diários do governo de Cuba, enquanto o seu irmão dedica mais tempo aos assuntos globais e ideológicos», escreveu há duas décadas o escritor norte-americano Tad Szulc.

Revolucionário, tal como Fidel, participaram juntos em várias manifestações estudantis violentas, em 1953, no início da sua vida política. Raúl foi um dos integrantes do «Movimiento Revolucionario 26 de Julio», que atacou o Quartel de La Moncada. Foi apanhado e como consequência esteve 22 meses na prisão. Durante seu posterior exílio no México, onde conheceu Ernesto Guevara, participou dos preparativos da expedição Granma, desembarcando em Cuba em Dezembro de 1956.

Fidel Castro: retrato de um revolucionário (vídeo)

PUB

Fidel Castro sai de cena

Já no poder, depois de ter orquestrado a revolução de 1959 contra o ditador Batista, a principal conquista de Raúl Castro foi transformar a estrutura militar cubana. Raúl modificou o exército da altura da revolução e criou as actuais forças armadas revolucionárias cubanas. Teve também um papel fulcral na sobrevivência de Cuba durante o descalabro económico que o país sofreu depois do bloco soviético em 1989.

A sombra de Fidel Castro

O irmão mais jovem de Fidel é caracterizado pela sua dinâmica e pelos diversos cargos que acumula. Presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, é também primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretário do Politburo e do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (PCC). É ainda Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) e actual primeiro na Chefia de Comando.

Raúl é viúvo de Vilma Espín, com quem tem quatro filhos em comum.

PUB

Últimas