Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marrocos pede a Obama «acordo de paz» no Médio Oriente

Relacionados

Mohamed VI está convicto de que o novo presidente saberá «servir-se do peso do seu país à escala mundial»

O Rei de Marrocos, Mohamed VI, felicitou Barack Obama pela sua investidura como presidente dos EUA e instou-o a incrementar os esforços da sua administração para alcançar um «acordo de paz definitivo» no Médio Oriente.

«A situação crítica que prevalece na região reclama uma intensificação dos esforços para alcançar uma solução definitiva, pacífica, global, justa e duradoura para o Médio Oriente», sublinhou o Rei Mohamed VI, numa declaração difundida pela agência MAP.

PUB

Na sua mensagem, o Rei marroquino manifestou a esperança que o acordo «ponha fim ao drama da população palestiniana e garanta o direito à criação de um Estado independente viável, que viva em paz e em concórdia ao lado do Estado de Israel».

Mohamed VI expressou a convicção de que Obama saberá «servir-se apropriadamente do peso do seu país à escala mundial e concretizar o seu firme compromisso de reforçar as suas relações bilaterais e regionais» e destacou que a sua eleição como presidente «denota uma vontade de diálogo dentro de um espírito de consenso».

O monarca recomendou também a Barack Obama que trabalhe «pela criação, dentro de um espírito de complementaridade, de uma união magrebina integrada» e que se empenhe «na edificação de um espaço regional onde os povos possam aproveitar as bondades da da segurança e da prosperidade».

PUB

Relacionados

Últimas