Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sri Lanka: bombardeamentos matam pacientes de hospital

Número de mortos no conflito não pára de aumentar

Dezasseis pacientes de um hospital de campanha morreram, esta segunda-feira, devido a um bombardeamento numa zona de conflito no Sri Lanka, informou o Comité Internacional da Cruz Vermelha, citado pela Lusa.

O hospital temporário de Putumattalan foi bombardeado segunda-feira, explicou, em comunicado, o Comité Internacional da Cruz Vermelha, sem precisar quem foi responsável pelo incidente que ocorreu numa zona de confronto entre forças governamentais e rebeldes tamis.

PUB

«Estamos chocados que os pacientes não possam ter a protecção a que têm direito» num hospital, criticou o chefe da delegação daquela entidade no Sri Lanka, Paul Castella.

«Mais uma vez apelamos às duas partes que respeitem as suas obrigações à luz das regras humanitárias internacionais para poupar, em todo momento, os feridos e os doentes, bem como o pessoal e instalações médicas», acrescentou o responsável.

Desde 1972 que os tigres tamis, de religião hindu, lutam pela independência do Norte e Nordeste do Sri Lanka, país onde 75 por cento da população é de etnia cingalesa e de religião budista.

O número de mortos causado pelo conflito está estimado até agora em mais de 70 mil, dos quais vários milhares desde o início da última ofensiva do exército do Sri Lanka em 2005, depois da eleição do Presidente Mahinda Rajapaksa.

PUB

Últimas