Já fez LIKE no TVI Notícias?

O polémico “bando de migrantes” de David Cameron

As palavras do primeiro-ministro britânico no Parlamento indignaram até os deputados do próprio partido que apoia o Governo

As palavras de Cameron caíram mal junto dos trabalhistas da oposição, mas também junto dos seus apoiantes na Câmara dos Comuns, que normalmente lhe aplaudem cada palavra. Mas a expressão “bando de migrantes” provocou borburinho e perplexidade junto da generalidade dos membros do Parlamento, que se manifestaram em choque com a escolha de vocabulário do primeiro-ministro. A ministra Anna Soubry disse, em declarações à BBC, que estava “certa” que David Cameron quis dizer outra coisa qualquer. , disse.

David Cameron está a ser acusado de inflamar o discurso anti-migrantes  e anti-refugiados, depois de escolher mal as palavras para se referir aos candidatos a asilo na União Europeia que estão no campo de Calai e lhes chamar “bando de migrantes”.   As palavras do primeiro-ministro britânico foram proferidas esta quarta-feira, na House of Commons, o Parlamento britânico, em resposta a Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, que apelou à Grã-Bretanha para fazer mais para ajudar os refugiados nos campos franceses.   Referindo-se a Corbyn e ao também trabalhista John McDonnell, David Cameron foi contundente:  

PUB

“A ideia de que esses dois honrados senhores se poderiam levantar por qualquer pessoa é risível. Olhemos para a sua atuação ao longo da última semana. Reuniram-se com os sindicatos e apoiaram-lhes a greve. Reuniram com os argentinos e deram-lhes as Malvinas. Reuniram com um bando de migrantes em Calais e disseram-lhes que podia vir toda a gente para a Grã-Bretanha. As únicas pessoas por quem nunca se levantam é pelo povo britânico, pelos contribuintes que trabalham no duro.”

“Tenho a certeza que ele quis dizer grupo, mas todos usamos calão”

“Não vou criticar o primeiro-ministro. Sei que quando estamos debaixo de fogo no Parlamento, com todo aquele borburinho à nossa volta, todos podemos cair na tentação de usar uma palavra que pode ser mal interpretada.”

PUB

Últimas