Já fez LIKE no TVI Notícias?

Polícia britânica desmonta plano de atentado no Natal

Quatro homens foram já detidos nas cidades de Sheffield e Chesterfield, no norte de Inglaterra. Serviços secretos e peritos em explosivos estão a vasculhar vários locais

A polícia britânica deteve quatro homens e tem vindo ao longo de terça-feira a efetuar várias buscas em propriedades localizadas nas cidades de Sheffield e Chesterfield, no que está a ser encarado como uma operação que terá desmantelado uma operação terrorista planeada para a época de Natal.

De acordo com o site da cadeia televisva Sky News, uma equipa de peritos de explosivos esteve, logo de manhã, numa propriedade em Chesterfield, onde havia indícios de poder estar um engenho explosivo.

PUB

Também a polícia anti-terrorista, a par de elementos dos serviços de informações MI5, estiveram em locais de Sheffield, tendo em consideração um eventual plano de ataque..

As operações surgem após a divulgação de ameaças em canais online, atribuídas ao Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico, mostrando uma faca ensanguentada amarrada a um Pai Natal, o que terá levado a polícia a temer um ataque, eventualmente num mercado, como sucedeu há um ano em Berlim, na Alemanha.

Quatro já detidos

A imprensa inglesa assinala que quatro homens já foram detidos e levados para interrogatório na esquadra da polícia de West Yorkshire.

Três dos suspeitos, com 22, 36 e 41 anos, foram detidos em Sheffield. Um quarto, de 31 anos, foi preso na cidade próxima de Chesterfield.

PUB

Só saberemos o que temos em mãos quando terminarem as buscas às casas dos suspeitos e aos seus equipamentos eletrónicos", sublinhou uma fonte ligada à investigação à Sky News.

A mesma fonte acrescentou, contudo, que "o momento das buscas tem o seu significado, tal como a presença de peritos em explosivos, a qual mostra o que a polícia prevê encontra dentro das casas".

Detenções planeadas

Um porta-voz da polícia inglesa revelou já que "as detenções foram delineadas pelos serviços de informações e estavam planeadas como parte de uma investigação em curso da unidade anti-terrorista".

Percebemos que a população local pode estar preocupada com esta atividade. Pedimos às pessoas que permaneçam alerta, mas não alarmadas e agradecemos a assistência e a sua compreensão", afirmou o porta-voz, citado pela Sky News.

PUB

Últimas