Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: Obama e Huckabee vencem no Iowa

Hillary em terceiro. Entre os republicanos, ganhou o mais conservador

O Iowa é o primeiro Estado norte-americano a escolher os candidatos presidenciais de cada partido às eleições de Novembro, daí a sua importância e o facto de os analistas considerarem que costuma ditar o que acontece em toda a restante campanha eleitoral. E os resultados desta quinta-feira revelam algumas surpresas: O senador democrata Barack Obama e o ex-governador republicano Mike Huckabee foram os vencedores.

Obama é o primeiro negro a vencer uma prévia eleitoral e poderá tornar-se o primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca, caso continue sua percurso de sucesso nas próximas etapas. O ex-senador John Edwards ficou em segundo e Hillary Clintin, apontada como favorita e que aparecia à frente nas sondagens, em terceiro.

PUB

O discurso de Obama encontrou grande apoio junto do eleitorado mais novo e nos eleitores ditos independentes, ou seja, que não são nem ao Partido Republicano nem ao Democrata.

Ao longo da campanha, o candidato enfatizou a necessidade de os Estados Unidos retomarem a esperança e defendeu uma nova forma de se fazer política no país, mais centrada no positivo do que em explorar as falhas dos adversários.

Outro trunfo de Obama é o Iraque: não só votou contra a guerra, como já fez saber que pretende acabar com o conflito se chegar à Casa Branca.

Quanto a Hillary, parece claro que o facto de ter enfatizado a inexperiência de Obama em política internacional, e aparecendo como a candidata mais apta nesta altura, não foi suficiente para anular os efeitos do discurso optimista do senador do Estado de Illinois no eleitorado.

«Diziam que este dia nunca chegaria, que nossos objectivos eram muito altos e que este país estava muito dividido. Vocês fizeram o que os cépticos diziam que nós não poderíamos fazer. Vocês fizeram o que os Estados Unidos poderão fazer em 2008», disse Obama, depois de conhecidos os resultados.

PUB

Quanto aos republicanos, também o optimismo parece ter ditado a vitória de Mike Huckabee. Mas é preciso não esquecer que este candidato é um ex-pastor baptista e que fez questão de sublinhar durante a campanha as suas crenças religiosas e os valores familiares, temas normalmente bem recebidos pelo eleitorado conservador de Iowa.

Para se ter uma noção das ideias religiosas de Huckabee, basta dizer, por exemplo, que é criacionista e rejeita as teorias evolutivas de Charles Darwin. Aliás, o candidato frisou, durante a campanha, que não acredita que o homem descenda de primatas. Tudo aquilo em que acredita baseia-se numa interpretação literal da Bíblia.

A campanha do ex-governador do Arkansas, nascido em Hope, foi marcada também por contar com um orçamento baixo, principalmente se comparada com a de seu principal rival, o ex-governador pelo Estado de Massachusetts Mitt Romne. Referindo-se ao seu adversário, Huckabee afirmou durante o discurso que sua vitória provou que o «poder do povo é mais forte do que o poder do bolso».

A próxima primária será a 8 de Janeiro, em New Hampshire, e também é considerada chave na corrida pela Casa Branca. Seguem-se depois as primárias em Michigan, a 15 de Janeiro e em Nevada a 19 de Janeiro. Neste mesmo dia realizam-se as primárias na Carolina do Sul para o Partido Republicano, enquanto que para os democratas só acontecem a 26 de Janeiro. Já a 5 de Fevereiro, votam cerca de 20 Estados, incluindo a Califórnia, Nova York e Nova Jersey.

PUB

Últimas