Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marinha portuguesa resgata 201 pessoas ao largo de Tripoli

Navio de patrulha oceânico Viana do Castelo conseguiu executar, com sucesso, operação de salvamento, no âmbito da missão Triton

A Marinha portuguesa resgatou, esta sexta-feira, 201 pessoas ao largo de Tripoli, capital da Líbia, apurou a TVI. O navio de patrulha oceânico Viana do Castelo foi o protagonista desta operação. Os resgatados tentavam chegar a Itália pelo Mediterrâneo, por via ilegal.

A operação foi realizada no âmbito da missão Triton, da União Europeia, por volta das 21:00, esclareceu à Lusa fonte oficial do Ministério da Defesa. O salvamento teve lugar a cerca de 40 milhas de Tripoli, a capital da Líbia. 

PUB

Os militares da Marinha Portuguesa estão neste momento a «fazer a triagem» das 196 pessoas resgatadas. Entre elas, há sete crianças e um bebé. 

Esta missão foi levada a cabo pela FRONTEX, a Agência Europeia responsável pela Gestão e Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia.

Fonte oficial do Ministério da Defesa referiu ainda que o ministro José Pedro Aguiar-Branco, o chefe da Armada, almirante Macieira Fragoso, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Pina Monteiro, acompanharam o desenrolar da operação ao longo da tarde e noite. A Marinha Portuguesa deverá emitir nas próximas horas um comunicado com mais detalhes sobre esta operação de resgate.

O navio Viana do Castelo participa desde o início de novembro nesta missão da União Europeia a sul da costa italiana e que tem como objetivo controlar os fluxos migratórios procedentes do norte de África.

PUB

Últimas