Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal em destaque no Carnaval brasileiro

Relacionados

A história de D. Sebastião e a chegada da família real ao Brasil foram alguns dos temas escolhidos pelas escolas de samba

A Mocidade Independente de Padre Miguel, 11ª colocada no Carnaval do ano passado, abriu a segunda noite de desfiles no Rio de Janeiro. Com o tema «O Quinto Império: de Portugal ao Brasil, Uma Utopia na História», esta escola apresentou-se com 4.200 componentes, 37 alas e oito alegorias, para contar a história do rei português D. Sebastião, desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, e que deu origem a um mito nacional, o sebastianismo.

O Carnaval mais sensual

PUB

O maior Carnaval do mundo

Já a Unidos da Tijuca, a segunda a desfilar, abordou a arte de coleccionar com o tema «Vou Juntando o Que Eu Quiser, Minha Mania Vale Ouro, Sou Tijuca, Trago a Arte Colecionando o Meu Tesouro».

Segundo noticia a imprensa brasileira, a Unidos da Tijuca, com quatro mil pessoas, 28 alas e sete alegorias, a escola, quarta classificada em 2007, também mostrou a importância de antiquários, museus e bibliotecas para preservar a história, os costumes e a cultura de uma sociedade.

A Imperatriz Leopoldinense, a terceira a desfilar na segunda noite do Carnaval do Rio, celebrou o bicentenário da chegada da família real ao Brasil com o tema «João e Marias». Nona classificada no Carnaval de 2007, apresentou-se este ano com 3.500 componentes em 37 alas e sete alegorias.

O desfila da Vila Isabel homenageou os «Trabalhadores do Brail» desde os Descobrimentos até aos dias actuais e recorreu também a muita água, com cascatas e algumas componentes debaixo de água.

PUB

A preservação ambiental foi o tema da Grande Rio: «Do Verde de Coari Vem meu Gás, Sapucaí». Os membros da comissão de frente representaram anjos da criação. No abre-alas, a Grande Rio apresentou uma recreação do início do mundo, com a explosão que deu origem às partículas e elementos químicos. As alas representaram a explosão das estrelas e do universo.

A Beija-Flor encerrou o desfile e iluminou a Marquês de Sapucaí com «Macapabá: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas no Meio do Mundo». A escola, campeã de 2007,

mostrou, entre outros temas, a cultura e a riqueza da fauna e a flora até a chegada dos descobridores e a presença dos índios.

Recorde-se que na primeira noite de desfiles no Rio entraram na Marquês de Sapucaí as escolas de samba São Clemente, Porto da Pedra, Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro.

PUB

Relacionados

Últimas