Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carnaval brasileiro: Salgueiro venceu desfile

Relacionados

A escola Académicos do Salgueiro não vencia há 15 anos no sambódromo

A Académicos do Salgueiro foi a escola de samba vencedora do Carnaval 2009 no Rio de Janeiro, um ano depois de ter sido vice-campeã, foi esta quarta-feira anunciado, escreve a Lusa.

As outras três Escolas favoritas ao título de campeã do Carnaval carioca este ano, além do Salgueiro, eram a Beija-Flor de Nilópolis, a Unidos de Vila Isabel e a Portela.

PUB

Depois de 15 anos sem vencer, o Salgueiro, que foi vice-campeão em 2008, ganhou com uma larga margem de diferença em relação à segunda colocada.

História do tambor

Este ano, a Escola levou para a Marquês de Sapucaí o enredo sobre a história do tambor como instrumento milenar de distintas culturas. O seu carro abre-alas, o de maior destaque que deu início ao desfile, levou tambores gigantes e acrobatas profissionais.

Com um ponto de diferença, a Escola Campeã do Carnaval do ano passado e a penúltima a desfilar no domingo, a Beija-Flor, ficou em segundo lugar.

Ela foi um dos destaques da primeira noite com um enredo sobre as origens históricas do banho, com mais de sete mil litros de água nos seus carros alegóricos. Este ano, a Beija-Flor lutava pelo tricampeonato mas apenas conseguiu ser vice-campeã.

O terceiro lugar ficou com a Portela, a Escola que mais venceu o Carnaval do Rio de Janeiro com 21 títulos. Este ano, a agremiação mostrou um espectáculo sobre o amor em diferentes histórias e culturas.

PUB

A Vila Isabel, a quarta colocada, homenageou o centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos cartões-postais da cidade. Os carros alegóricos lembraram peças teatrais de Nelson Rodrigues e bailes de gala que marcaram a história da instituição.

Avaliar 10 quesitos

O apuramento das notas dos jurados do Grupo Especial das Escolas de Samba no Rio foi feito por 40 jurados selecionados para avaliar 10 quesitos, quatro para cada um deles, que conferiram notas de 7 a 10 para bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, fantasias, comissão de frente (que abre o início do desfile de cada Escola) e o casal mestre-sala e porta bandeira (dupla que carrega a bandeira da agremiação).

A última classificada foi a Império Serrano que, segundo as regras, será rebaixada para o Grupo de Acesso das Escolas de Samba.

70 mil no sambódromo

Pelo menos 70 mil pessoas assistiram ao desfile das 12 Escolas de Samba que se apresentaram nas noites de domingo e segunda-feira no Sambódromo.

PUB

As agremiações levaram para a passarela do samba temas como a paixão, os tambores africanos, o povo brasileiro, a história do samba, mitos da Baía e os combustíveis, além de crenças e religiões, célebres escritores da literatura brasileira e diversidade cultural.

Com cerca de cinco mil integrantes, cada agremiação tinha no máximo 80 minutos para atravessar os 800 metros de pista do Sambódromo.

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o segundo Chefe de Estado a comparecer aos desfiles no Rio de Janeiro. Esteve na primeira noite no Sambódromo, sob forte escolta de segurança, ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia. As seis primeiras classificadas voltarão a desfilar sábado.

PUB

Relacionados

Últimas