Já fez LIKE no TVI Notícias?

França e Angola: amigos para sempre

Relacionados

Sarkozy afirmou a José Eduardo dos Santos que os países vão «trabalhar de mãos dadas» a partir de agora

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, elogiou esta sexta-feira os esforços do seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, para ultrapassar os «obstáculos» que impediam as boas relações entre os dois países, falando numa «nova era» nas relações bilaterais, noticia a agência Lusa.

Em declarações aos jornalistas após um encontro com o Presidente francês, que efectua uma visita a Angola, José Eduardo dos Santos afirmou que se inicia agora «uma nova era nas relações bilaterais, marcada pela confiança, respeito mútuo e profunda amizade».

PUB

Por seu lado, Sarkozy afirmou que «a partir de hoje, França e Angola vão trabalhar de mãos dadas» depois de resolvidos os «mal-entendidos do passado».

O mal-entendido e o obstáculo a que os dois Presidentes se referiram foram cerca de dez anos de uma quase completa ausência de relações diplomáticas entre os dois países motivada pelo caso «Angolagate», em que a justiça francesa procura fazer o julgamento da venda de armas a Angola pelo francês Pierre Falcone e pelo israelo-russo Arcady Gaydamak, entre 1993 e 2000, quando o governo de Luanda estava em guerra com os rebeldes da UNITA de Jonas Savimbi.

Nas declarações aos jornalistas, Eduardo dos Santos salientou ainda a trabalho feito «para relançar a cooperação económica e empresarial», considerando que se trata de «um contributo fundamental para a economia nacional».

Por seu lado, Sarkozy disse que a França «quer ajudar Angola depois dos longos anos de guerra», mas considerou fundamental uma «parceria económica e política» porque «Angola é uma grande potência em África».

Os dois países vão ainda cooperar e «concertar as suas posições» em áreas como «o combate à pobreza e às grandes endemias na área da boa governação», acrescentou o Presidente angolano.

PUB

Relacionados

Últimas