Já fez LIKE no TVI Notícias?

França: greve contra reforma de aposentações

Relacionados

Muitos franceses optaram por bicicletas, boleias ou mesmo por andar a pé

Os transportes públicos em França estão a ser fortemente afectados pela greve contra a reforma dos regimes especiais de aposentações, emblemática da vontade de «ruptura» do presidente Nicolas Sarkozy, noticia a Lusa.

Nos caminhos-de-ferro, apenas uma média de 20 e 25 por cento dos comboios circulava hoje de manhã em toda a França. Esta percentagem é no entanto superior à da greve anterior, de 18 Outubro, durante a qual 5 a 10 por cento dos comboios estiveram ao serviço dos utentes.

PUB

No metropolitano de Paris, o trânsito está igualmente muito afectado com uma em cada cinco carruagens a circularem, 15 por cento de autocarros e muito poucas ligações entre Paris e os subúrbios.

Paralelamente, gigantescos engarrafamentos formaram-se nos arredores das grandes cidades: 300 quilómetros de filas de automóveis acumuladas, dos quais dois terços na região de Paris, foram assinaladas às 7:30 locais.

Este conflito é considerado um teste importante para Nicolas Sarkozy, que fez da reforma regimes especiais de aposentações um símbolo da sua vontade de mudar o país a fundo, afirmando que não cederia nesse campo.

PUB

Relacionados

Últimas