Já fez LIKE no TVI Notícias?

França retira nacionalidade a «estrangeiros» que atentem contra autoridades

Relacionados

Medida faz parte de um polémico pacote de Nicolás Sarkozy para combater delinquência juvenil

Um francês de origem estrangeira que atentar contra as autoridades do país verá ser-lhe retirada a nacionalidade gaulesa. Esta medida faz parte de um pacote de medidas de combate à delinquência juvenil apresentadas pelo presidente da França, Nicolás Sarkozy.

O chefe de Estado deu a conhecer estas alterações durante a posse do novo líder da autarquia de Isère, em Grenoble, onde ocorreram recentemente distúrbios, depois de um jovem assaltante ter sido morto pela polícia.

PUB

A partir de agora, Sarkozy assegurou que «toda a pessoa de origem estrangeira que voluntariamente tenha atentado contra um funcionário de polícia, um militar da gendarmeria ou outra pessoa depositária de autoridade pública» ficará sem a nacionalidade francesa.

«A nacionalidade francesa é algo que se merece, há que mostrar-se ser-se digno dela», referiu o presidente, defendendo que quem «dispara contra um agente das forças da ordem, não é digno de continuar a ser francês».

Ainda relativamente a pessoas de origem estrangeira, Sarkozy quer que seja feita uma revisão dos direitos e prestações sociais de que gozam aqueles que não têm autorização de residência.

O endurecimento das penas para actos de violência agravada também está na mira de Nicolás Sarkozy.

Um dos assuntos que também tem estado na ordem do dia em França é o desmantelamento de cerca de 300 acampamentos ciganos considerados ilegais, a que o chefe de Estado se referiu de desta forma: «Devemos por fim às implantações selvagens de acampamentos ciganos, que constituem zonas de não direito, que não podem ser toleradas».

PUB

Relacionados

Últimas