Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rússia diz que vai retirar tropas da Geórgia dentro de um mês

Presidente russo encontrou-se com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy

A Rússia concordou em retirar as tropas que tem estacionadas em território georgiano até à segunda semana de Outubro, com excepção das províncias separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul. Este foi o resultado das negociações que tiveram lugar esta segunda feira em Moscovo, com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse que a saída dos militares russos acontecerá com a visita de 200 observadores civis da União Europeia à Ossétia do Sul, que foi palco de confrontos entre a Rússia e a Geórgia, depois deste último país ter tentado retomar o controlo da sua província separatista.

PUB

«A retirada será efectuada no decurso dos dez dias seguintes à deslocação para a zona de mecanismos internacionais, que incluem pelo menos 200 observadores da UE, o que deverá acontecer até 1 de Outubro de 2008», apontou Medvedev.

Nicolas Sarkozy apontou que Moscovo recebeu garantias por parte da Geórgia que não haverá qualquer acção de força, por parte de Tblissi, em relação aos dois territórios, que pretendem a independência - um desejo reconhecido oficialmente pela Rússia.

O presidente francês tem-se empenhado no processo de apaziguamento entre Geórgia e Rússia. Porém, o acordo de cessar-fogo, assinado a 12 de Agosto, tem merecido interpretações diferentes por parte dos dois países.

Entre os pontos que dividem as partes envolvidas neste processo está a decisão de Moscovo em reconhecer a independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, que Medved voltou a classificar esta segunda-feira como irreversível.

PUB

Últimas