Já fez LIKE no TVI Notícias?

Síria: crianças estão a ser recrutadas por grupos armados

Estão a ser utilizadas como porteiros, guardas, informadores, combatentes e até, em alguns casos, escudos humanos

Cada vez mais crianças na Síria estão a ser recrutadas por grupos armados dos dois lados do conflito, denuncia um relatório da organização «Save the Children».

As crianças estão a ser utilizadas como porteiros, guardas, informadores, combatentes e até, em alguns casos, escudos humanos, esclareceu. Cerca de dois milhões de crianças estão a necessitar de assistência na Síria, sendo que o conflito que dura há dois anos afetou todos os aspetos das suas vidas.

PUB

Damasco, entretanto, reafirmou a sua determinação em combater os rebeldes «durante anos», se necessário. «O Exército sírio tem à disposição homens e armas suficientes para estar em guerra durante anos para defender a Síria», afirmou o jornal Al-Watan, próximo do regime de Bashar al-Assad.

A Unicef fez soar o alarme, advertindo que, devido à falta de ajuda financeira da comunidade internacional, mais de dois milhões de crianças estão a um passo de se tornar uma «geração perdida».

Atualmente, apenas 20% do pedido de ajuda de um total de 195 mil milhões de dólares, lançado pela Unicef, são financiados pela comunidade internacional.

Enquanto a situação não melhorar, a organização será obrigada a interromper até o final de março «operações para salvar vidas na Síria».

PUB

Últimas