Já fez LIKE no TVI Notícias?

Projeções indicam que conservador Kurz de 31 anos será chanceler da Áustria

Lider do OVP deverá ganhar as eleições, sem maioria absoluta no parlamento. Aliança com a extrema-direita é hipótese para governar

O jovem líder dos conservadores austríacos Sebastian Kurz deverá ser o próximo chanceler do país, caso consiga os 30,2% dos votos que lhe atribuem uma projeção divulgada após o fecho das urnas pela empresa SORA.

O OVP (Partido das Pessoas) deverá assim ficar à frente dos seus atuais aliados, os social-democratas (26,3%), que ficarão com um resultado semelhante, de acordo com a projeção, ao Partido da Liberdadea de extrema-direita (26,8%).

PUB

Kurz, atual ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco tem apenas 31 anos, e deverá assim ser o próximo chanceler. No entanto, como o seu partido não deverá ter maioria absoluta, o único parceiro de coligação viável será o FPÖ (extrema-direita).

Isto porque o atual chanceler, o socialista Christian Kern, recusou à partida reeditar a coligação: “Se ganharmos, serei chanceler. Se não, iremos para a oposição”, disse numa entrevista à televisão estatal, ORF.

Tal como a vizinha Alemanha, a Áustria é governada há uma década por uma coligação de “bloco central”.

O mandato deveria durar até 2018, mas uma crise interna no ÖVP levou o líder do partido, Reinhold Mitterlehner, a demitir-se. Kurz sucedeu-lhe, e logo depois, juntamente com os socialistas, surgiu a decisão de convocar eleições antecipadas.

PUB

Últimas