Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dormiam a sesta na central nuclear

Relacionados

Vídeo levou empresa norte-americana a despedir seguranças

Uma empresa norte-americana líder na energia nuclear anunciou sexta-feira que terá uma força de segurança própria nas suas dez centrais após descobrir, este ano, que numa delas seguranças privados dormiam no posto de trabalho, refere a Lusa.

O anúncio surge dois meses e meio depois da Exelon Corp. ter dado por terminado o seu contrato com a firma de segurança Wackenhut Corp, na central nuclear de Peach Bottom, na Pensilvânia, quando agentes desta empresa foram filmados a cabecear ou a fazer uma sesta.

PUB

A Exelon afirma que decidiu actuar apesar de ter constatado que em relação aos procedimentos de segurança nas outras centrais «não se registarem deficiências significativas». As alterações entrarão em vigor a partir de Julho.

A companhia, com sede em Chicago, estava a ser pressionada a agir depois do escândalo causado pelo visionamento do vídeo e de outros incidentes relacionados com «sestas».

Quinta-feira, a Comissão Reguladora do Nuclear norte-americana (NRC) exigiu aos operadores das centrais nucleares comerciais o envio de novas informações sobre as suas práticas de segurança a seguir a ser confrontada com notícias sobre as recentes falhas.

«Baseados nas nossas conclusões, decidimos gerir directamente a nossa força de segurança para garantir os mais altos padrões de excelência», disse o director da Exelon Charles Pardee num comunicado.

A Exelon tem 17 reactores e dez centrais nos Estados Unidos, com instalações no Illinois, Pensilvânia e Nova Jérsia.

A companhia disse que deu conhecimento da decisão à administração da Wackenhut a 03 de Dezembro.

Fontes da empresa de segurança caracterizaram as aparentes falhas de atenção em Peach Bottom como «uma anomalia».

Em resposta ao anúncio feito sexta-feira, o NRC qualificou-o como «uma decisão» da Exelon e disse que irá observar de muito perto a alteração no esquema da segurança.

PUB

Relacionados

Últimas