Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jornalista premiado morre na Síria com ataque de asma

Um colega de profissão ainda o tentou socorrer, mas Anthony Shadid acabou mesmo por morrer

O jornalista norte-americano Anthony Shadid, correspondente do jornal «The New York Times» no Oriente Médio, morreu esta quinta-feira, na Síria, vítima de um ataque de asma. Anthony Shadid era um experiente jornalista de guerra e venceu por duas vezes o Pulitzer, o maior e mais desejado prémio do jornalismo mundial.

O fotojornalista da «Times», Tyler Hicks, ainda tentou socorrer o companheiro de profissão e tentou manobras de reanimação durante 30 minutos. Mas todos os esforços se mostraram insuficientes. Foi Hicks quem transportou o corpo de Shadid até à Turquia.

PUB

Shadid tinha 43 anos. Tinha entrado na Síria há uma semana e estava em reportagem junto do Exército de Libertação da Síria. De acordo com o pai, Anthony Shadid, de origem libanesa, sofreu de asma a vida inteira e nunca se separava dos medicamentos, que também carregaria consigo na altura.

Ele e o fotógrafo da «Times» estariam a atravessar uma zona onde era muito perigoso andar de carro. Por isso, seguiam a pé, atrás de uma caravana formada com cavalos. «Ele era extremamente alérgico a cavalos», contou o pai do jornalista, citado pela Associated Press.

PUB

Últimas