Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cerca de 500 portugueses residem no Japão

Na zona mais afectada pelo tsunami vivem quatro cidadãos lusos

Artigo actualizado às 10h43

O Consulado português no Japão estima que residam no território cerca de 500 portugueses. Em declarações à TVI Paulo chaves, avança que na zona mais afectada pelo tsunami vivem quatro cidadãos lusos.

PUB

O conselheiro do consulado nacional descreveu ainda o cenário que se viveu após o sismo e garante que os edifícios estavam preparados para os abalos e que as pessoas cumpriram os planos de emergência estabelecidos.

A embaixada de Portugal em Tóquio está a tentar contactar todos os portugueses. Mas para já não há conhecimento de que tenham sido afectados.

«Estamos aqui [na embaixada] a tentar por um ponto de ordem em tudo o que voou, e foi muito, e vamos de alguma maneira tentar contactar os portugueses na região», disse à Lusa Paulo Chaves, conselheiro da embaixada, sublinhando que a representação diplomática apenas tem uma linha telefónica a funcionar.

Paulo Chaves adiantou que normalmente a esta hora (cerca das 17:00 em Tóquio) as pessoas estão fora de suas casas e, ainda por cima, os telemóveis não estão a funcionar porque as comunicações foram cortadas.

«Assim que as redes celulares começarem a funcionar começaremos à procura de saber das pessoas», disse, acrescentando que os portugueses com quem tem contacto através da rede social Facebook estão todos bem.

PUB

«Toda a gente tremeu, mas não houve danos», disse.

Incontactáveis

Entretanto, fonte oficial disse à Lusa que os quatro portugueses que residem na zona mais afectada pelo sismo ainda estão incontactáveis.

De acordo com fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o Governo teve conhecimento de 17 alunos do secundário e de oito professores portugueses que estavam em visita a Tóquio, «mas um funcionário da embaixada já os contactou no hotel e estão todos bem».

PUB

Últimas