Já fez LIKE no TVI Notícias?

Haiti: tráfico de crianças preocupa UNICEF

Relacionados

Organização está a investigar uma associação que se preparava para levar crianças órfãs para os Estados Unidos para adopção

Artigo actualizado às 10h06

A UNICEF está a investigar a associação que se preparava para levar crianças órfãs para os Estados Unidos para adopção e que na quinta-feira pediu apoio à equipa portuguesa da ajuda humanitária instalada no Haiti, escreve a Lusa.

PUB

Elementos da associação Brent Gambern Ministeries Helping pediram quinta-feira ao coordenador da equipa de ajuda humanitária portuguesa, Elísio Oliveira, se podiam usar as instalações no aeroporto de Port-au-Prince.

Haiti: «Sei que nunca terei a minha antiga vida de volta»

O comandante da Protecção Civil, Elísio Oliveira, aceitou o pedido mas seguiu de imediato para a base da UNICEF em Port-au-Prince para lançar o alerta.

«Não há controlo»

O aumento do tráfico de crianças haitianas preocupa o representante da UNICEF no Haiti, Guido Cornale, que lembra que «neste momento, não há qualquer controlo e tudo pode acontecer».

Em declarações à Lusa, Guido Cornale disse que o tráfico de crianças é neste momento uma das maiores preocupações da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

«Temos denúncias de situações», disse, não querendo adiantar detalhes.

PUB

O caos nos hospitais sobrelotados de Port-au-Prince, onde entram e saem diariamente centenas de pessoas sem qualquer controlo, pode ser um cenário atractivo para raptos.

Fácil tirar crianças

«Neste momento é fácil tirar uma criança de um hospital sem que ninguém se aperceba», sublinhou o representante da UNICEF.

Nas ruas da cidade e nos acampamentos que foram montados após o terramoto, milhares de crianças passeiam sozinhas sem qualquer controlo. Situações que agravam um problema que não é de agora.

«No Haiti, sempre houve um problema de tráfico de crianças que era feito habitualmente por terra. Aqui na ilha, levavam-nas para a República Dominicana», disse à Lusa outra responsável da UNICEF, que pediu para não ser identificada.

O drama dos órfãos

Soube-se, entretanto, que os EUA estão a trabalhar com as Nações Unidas e com o governo do Haiti para acompanhar a situação das crianças, especialmente os órfãos, que se encontram em situação dramática, afirmou Janet Napolitano.

«Há, tragicamente, muitas crianças, de todas as idades, separadas das suas famílias, que já não as tinham ou que as perderam», disse a secretária de Segurança Nacional norte-americana, questionada pela Lusa.

«Temos que gerir esta questão de forma correcta. Estamos a trabalhar com as Nações Unidas e com o governo do Haiti para tomar medidas adequadas sobre as crianças. E haverá muitas tragicamente», afirmou em Toledo (Espanha).

PUB

Relacionados

Últimas