Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bahrein: poemas contra regime levam à prisão

Relacionados

Jovem declamou versos com críticas ao rei e ao primeiro-ministro e foi condenada

Uma mulher de 20 anos que recitou poemas críticos contra os governantes de Bahrein e posteriormente alegou ter sido espancada na cadeia foi condenada a um ano de prisão, escreve o «Guardian».

A decisão foi decretada por um tribunal de segurança especial e está a ser interpretada como um sinal claro da monarquia sunita em como vai punir severamente os manifestantes xiitas pela instabilidade no estado.

PUB

Ayat al-Qurmezi destacou-se entre os protestantes ao recitar poemas com críticas ao rei e ao primeiro-ministro de Bahrein em Pearl Square, que se tornou o centro das manifestações xiitas por mais direitos desde Fevereiro.

Um dos versos que a jovem declamou dirigia-se directamente ao rei Hamad bin Isa Al Khalifa: «Nós somos o povo que vai matar a humilhação e assassinar a miséria. Não ouve o seu choro? Não ouve os seus gritos?»

A pena de um ano de prisão aplicada Ayat al-Qurmezi está a gerar reacções de revolta entre os grupos xiitas que se opõem à monarquia sunita e também entre o grupo de Direitos Humanos da Amnistia Internacional.

A entidade já declarou que o veredicto demonstra como a liberdade de expressão é «brutalmente negada» pelas autoridades do Bahrein.

PUB

Relacionados

Últimas