Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rajadas do tufão Haiyan arrancaram crianças dos braços dos pais

Relacionados

Marvin Isanan viu as suas filhas serem levadas dos seus braços pelo tufão de devastou as Filipinas

O tufão Haiyan não poupou as Filipinas. Casas destruídas, florestas devastadas e famílias desfeitas, foi o resultado da tempestade que assolou o país este sábado. No total, estima-se que mais de 10 mil pessoas tenham perdido a vida no tufão. A maioria das estradas desapareceram, as comunicações só são possíveis através de satélite e os medicamentos, a comida e a água escasseiam.

As histórias de um dia de terror sucedem-se. Pessoas que caminharam durante horas para se conseguirem refugiar no aeroporto de Tacloban, contaram momentos de sofrimento à «CNN».

PUB

Marvin Isanan afirmou que viu as três filhas, de 8, 13 e 15 anos, serem levadas dos seus braços pelo tufão. Com a mulher, Loretta, Marvin conseguiu encontrar os corpos das duas filhas mais novas. «Falta encontrar a mais velha. Espero que esteja viva», afirmou este pai devastado por entre lágrimas.

No aeroporto, uma mulher revela que só conseguiu escapar às águas por ter trepado para o telhado, de onde viu vários corpos flutuarem nas águas. O aeroporto transformou-se, aliás, numa morgue improvisada.

O super tufão Haiyan, que sexta-feira atingiu o centro do arquipélago das Filipinas poderá ter provocado 10 mil mortos apenas na ilha de Leyte, anunciou a polícia regional. A Unicef estima que quatro milhões de crianças foram afetadas.

Este tufão, considerado pelos cientistas como o mais forte a alguma vez tocar terra, levou o Papa Francisco a pedir aos católicos para rezarem, mas também para enviarem uma «ajuda concreta» às centenas de milhares de vítimas de Haiyan.

PUB

Mais de 300 mortos e 2.000 desaparecidos na ilha de Samar

Mais de 300 pessoas morreram e outras 2.000 estão dadas como desaparecidas na ilha filipina de Samar, revelou hoje um responsável local.

Leo Dacaynos, membro das equipas de socorro da ilha, explicou à rádio DZBB que 300 pessoas foram já confirmadas mortas em Basey, uma pequena cidade de Samar.

O mesmo responsável acrescentou que quase 2.000 outras pessoas estão desaparecidas em Basey e noutras cidades e vilas da ilha.

Bruxelas e Reino Unido libertam fundos de apoio às vítimas

A Comissão Europeia e o Governo britânico anunciaram hoje que vão libertar três milhões de euros e 5,9 milhões de euros, respetivamente, para ajudar as Filipas depois das 500 mil vítimas e devastação causadas pelo tufão Haiyan.

Os fundos da Comissão Europeia «irão cobrir as necessidades mais urgentes nas zonas mais afetadas» pelo tufão, no centro do arquipélago, disse a Comissão Europeia em comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas