Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rússia admite discutir levantamento de sanções ao Irão

Para isso, Teerão terá de colocar o seu programa nuclear sob o controlo total da Agência de Energia Atómica

A Rússia admite discutir o levantamento das sanções unilaterais contra o Irão caso Teerão aceite pôr o seu programa nuclear sob o controlo total da Agência de Energia Atómica, anunciou esta terça-feira o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros.

Serguei Riabkov acrescentou que Moscovo pretende ver essa proposta analisada na próxima reunião do «sexteto» (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha).

PUB

O diplomata russo recordou que o primeiro-ministro, Vladimir Putin, no seu artigo «A Rússia e o Mundo atual», publicado durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais, manifestou a ideia de que a comunidade internacional poderia reconhecer o direito do Irão à realização de trabalhos de enriquecimento de urânio se o programa nuclear iraniano for colocado sobre o controlo total da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

«Ou seja, vemos já aqui um fator que permite chegar a um acordo, a um compromisso determinante, que permitirá chegar a um acordo. Mas aqui há ainda um terceiro aspeto: se se chegar a esse acordo, a comunidade internacional poderia levantar as sanções, incluindo as unilaterais», concluiu o diplomata russo.

PUB

Últimas